5 coisas que acontecem no seu corpo quando você faz jejum



Seja qual for a necessidade de jejuar, você precisa saber o que acontece ao seu corpo quando você faz jejum.

Descubra o que a privação de alimentos provoca!

Um dos procedimentos da moda adotados por quem deseja perder peso é o jejum intermitente.

O jejum intermitente prevê a privação de comida por períodos de, até, 16 horas, ficando as outras 8 livres para alimentação.

Esta, por sua vez deve ser, de preferência, com redução de carboidratos, que elevam o índice glicêmico, e com o aumento do consumo de legumes, frutas, carnes e ovos.

Além da teoria do emagrecimento, pesquisas apontam o jejum como grande responsável pela prevenção do diabetes tipo 2, redução de triglicérides que provocam doenças cardíacas, além de combater os radicais livres e melhorar o aspecto da pele.

 

Caso você pretenda fazer o jejum prolongado, quando o período sem ingestão de comida ultrapassa 24 horas, é necessário o acompanhamento de um profissional de saúde para que não haja complicações.

Já se você está pensando em fazer o jejum intermitente ou costuma praticar períodos esporádicos privação de alimentos, trazemos aqui as 5 coisas que acontecem no seu corpo quando você faz jejum.

1 – Uma pausa de descanso para o sistema digestivo

Quando nos alimentamos, nosso sistema digestivo realiza um forte trabalho de quebra de moléculas e envio de nutrientes para todo o nosso corpo.

Ao fazer jejum, o estômago recebe uma leve folga, reduzindo o ritmo de trabalho e evitando problemas digestivos no futuro.

2 – Redução dos níveis de açúcar

Durante o jejum, logo nas primeiras horas, há uma decomposição de glicogênio e armazenamento de glicose, para que o corpo mantenha sua energia regular, mesmo quando não há reposição de nutrientes.


Aproximadamente 25% dessa energia armazenada é enviada ao cérebro, enquanto o restante dá sustentação a músculos e glóbulos vermelhos.

3 – Cetose

Passadas 6 horas do início do jejum você, provavelmente, chegará ao estágio metabólico denominado cetose, quando os índices de energia são mantidos no sangue por corpos cetônicos.

Os corpos cetônicos são resultado do processo de quebra de gorduras e o início da fase efetiva do jejum, ideal para quem quer perder peso.

4 – Controle dos níveis de colesterol e limpeza de ácido úrico

Simultaneamente à cetose, após algumas horas em jejum, o organismo passa a liberar ácido úrico e colesterol no sangue, um processo natural de desintoxicação do nosso corpo.

É durante esse período que é normal o aparecimento de tonturas, dores de cabeça, cansaço e dores musculares.

Ao fim desta fase, os sintomas tendem a desaparecer.

Também ocorre a redução do colesterol e da pressão sanguínea.

5 – Desintoxicação Emocional é uma das coisas que acontecem no seu corpo quando você faz jejum

 

Longos períodos de jejum podem causar um turbilhão de emoções em você. Sentimentos como raiva, frustração e tristeza são comuns quando o nosso corpo não recebe nutrientes.

O importante é canalizar esses sentimentos, entendendo que há um propósito para o jejum e tentar ficar tranquilo para que, ao voltar a comer, não haja compulsão.



Loading...

Comentar

16 − fifteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.