10 passos para você começar a aprender a costurar



O universo da costura é gigante. Ele está pronto para ser explorado por uma nova aventureira. Uma coisa é certa: não é impossível, nem ao menos perto de dificil, aprender a costurar.

Os motivos que podem te levar a aprender a costurar são variados. Algumas mulheres optam pela costura como um novo hobby, capaz de relaxar e até mesmo divertir. Já outras encontram na costura uma fonte de renda, que pode tanto ser uma fonte extra como uma forma principal de entrada de capital.

Mas talvez você ainda esteja na dúvida. Neste momento deve estar pesando os prós e os contras, e verificando se tem estimulo o suficiente para se tornar costureira.

Caso decida que quer realmente se aventurar, e finalmente aprender a costurar, nós vamos te ajudar de uma vez por todas.

Confira 10 passos para você começar a aprender a costurar

1 – Uma boa tesoura

Pode até parecer óbvio, mas tem muita gente que subestima o poder de uma boa tesoura. Ela será a sua fiel escudeira durante sua nova vida de costureira.

Você irá precisar de uma tesoura exclusiva para tecido. A partir do momento em que comprar a sua, precisará ter em mente de que ela serve única e exclusivamente para isso. Se você usa-la para outro fim, pode acabar inutilizando ela para cortar tecido.

2 – Organização

Apesar de estar muito entusiasmada, você precisa de calma. Isso acontece por que você irá precisar de organização. Em primeiro lugar, tenha um lugar só seu para costurar. Em segundo lugar, tenha todos os materiais que irá usar perto de você, para não precisar ficar procurando e levantando toda hora. Em terceiro lugar, tenha material extra pronto, para caso precisar. Para que tudo isso funcione, será necessário organização.

3 – Cantinho

Lembra que eu falei de organização? Você precisará dela novamente para guardar os seus materiais de costura. Como já dito, todos os materiais de costura devem ser guardados todos no mesmo lugar, e próximo de onde você irá costurar. Isso te poupará tempo e deixará todo o trabalho mais fluido e eficaz.

4 – Molhe o tecido

A maioria dos tecidos encolhem depois da primeira lavagem. É por isso, que antes de começar uma costura, você deve lavar o tecido. Isso o deixará no tamanho normal que ele terá dali para frente. Isso evitará o risco de vender uma peça que mudará de tamanho depois de vendida para algum cliente.


5 – Siga o molde

No corte e costura, o corte tem tanta importância quanta a costura. Um tecido mal costurado será um total desperdício, uma vez que o caimento ficará ruim. Corte o pano com muita calma, observando as instruções do molde e cortando exatamente onde é pedido.

6 – Alinhavar

Antes de levar seu tecido para a máquina, é necessário alinhavar. Esse processo, muitas vezes ignorado, ajuda a segurar o tecido no lugar certo  na hora da costura definitiva. O alinhavo prévio serve para observar o caimento da peça no corpo e, se necessário, efetuar ajustes. Alinhavar é “ajustar ou coser provisoriamente com pontos largos o que depois deverá ser cosido com ponto miúdo e definitivo”, segundo o dicionário.

7 – Passar a peça

Passar a peça é um diferencial no acabamento final. Passar o tecido deixa o trabalho com um ar profissional. Se o tecido for mais delicado, passe com outro por baixo dele. Isso deixará a costura mais ajustada e os vincos mais definidos.

8 – Alfinetar

Alguns tipos de tecidos e peças não necessitam ser alinhavados. Nesses casos, é bom sempre que haja alfinetes por perto. Eles darão mais firmeza para a peça durante o processo da costura. Para não errar, siga as instruções do molde.

9 – Acabamento

O acabamento é a parte do processo de costura que separa um bom e um mal costureiro. Tirar os excessos de linha, passar as peças cuidadosamente, não deixar pedaços de alinhavos. Essas práticas são feitas na hora do dar o acabamento e são indispensáveis na boa costura.

10 – Paciência

Como tudo que você decidir fazer na sua vida, ter paciência é essencial. Errar é natural, e mesmo depois que tiver costurando 100 %, ir´pa cometer erros aqui e ali. Mas principalmente no começo, se cobre sem exageros, e tenha paciência para poder seguir em frente e se tornar cada dia melhor.



Loading...

Comentar

ten − 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.